Relacionamento de Tabelas no MySQL
leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Opa opa! Hoje vamos a mais um tutorial step by step onde vou falar e mostrar como fazer relacionamento entre tabelas no MySQL.

O relacionamento de tabelas é necessário quando temos mais de uma tabela com informações que podem e precisam ser cruzadas, por exemplo: categorias e produtos… Cada registro na tabela produtos estará ligado a um registro da tabela categorias.

Só pra vocês saberem, existem três níveis de relacionamento: nosso exemplo será um relação de 1:N (fala-se “um pra N” ou “um para muitos”) onde cada categoria (1) contém um ou mais produtos (N)… Há também o 1:1 onde cada registro de uma tabela (1) está ligado a um e somente um registro de outra tabela (1)… E há outro nível de relacionamento, mais complexo, que é o N:N onde um ou mais registros de uma tabela (N) estão relacionados a um ou mais registros de outra tabela (N), que seria o exemplo de duas tabelas “produtos” e “tags” onde um produto tem várias tags e vários produtos pertencem a uma tag.

Não vou me aprofundar muito no assunto… Vou falar apenas da relação mais comum (1:N) e dar exemplos de como trabalhar com elas.

Para o nosso exemplo de hoje usaremos duas tabelas, chamadas “categorias” e “produtos”:

E vamos inserir alguns dados para exemplo:

Reparem que na tabela produtos temos uma coluna “especial”, que é a “categoria_id” (INT)… Ela é quem ajudará a fazer a relação das duas tabelas… Nessa coluna entrará o ID da categoria a qual o produto pertence… Ou seja: as duas camisetas pertencem a categoria “Camisetas” (ID 1) e o terceiro produto (a Caneca Grande) pertence a categoria “Canecas” (ID 2) e é na coluna “categoria_id” que armazenamos esses IDs que identificam as categorias.

Esse campo responsável pela relação é normalmente chamado de foreing key (fk) ou “chave estrangeira”.

Mas qual a utilidade dessa tal “relação”?

Sem usar o relacionamento você poderia pegar todos os produtos e depois pegar as informações das categorias com uma segunda consulta, assim:

Até aí tudo bem… Não tem nenhum pecado nisso… Mas imagine que você tem uma loja com 1000 produtos (o que não é muito), seria executada 1 consulta para todos os produtos e, dentro do loop (while) seriam executadas outras 1000 consultas para pegar o nome da categoria a qual o produto pertence… Ou seja, 1001 consultas, o que é um absurdo.

A mágica da relação

Agora vamos montar uma consulta que DE UMA SÓ VEZ irá pegar os dados de cada produto e também o nome da categoria… Com isso reduziremos nossas 1001 consultas pra… uma só! Sem mistérios, sem sub-consultas, nem consultas dentro do while()! :D

Mas antes de mostrar o script vou ajudar a vocês entenderem como a relação é feita… Antes a nossa consulta que pega apenas os produtos era assim:

Sua tradução seria: SELECIONAR todas as colunas da TABELA produtos ORDENADO PELO nome ASCENDETEMENTE

Agora usaremos uma nova “palavra” do MySQL que é o JOIN (tradução: “unir”) e serve para unir resultados de duas tabelas.. ;)

Existem três tipos de JOIN mas não vou falar dos outros dois pois eles são MUITO pouco usados… Falaremos do “INNER JOIN” que exige que haja um registro que corresponda a relação nas duas tabelas, ou seja: se houver um produto sem categoria ou a categoria não existir na tabela categorias esse produto é omitido dos resultados.

A nossa consulta ficará assim:

Sua tradução seria: SELECIONAR todas as colunas [da tabela produtos] da TABELA produtos UNINDO A TABELA categorias ONDE a coluna categoria_id [da tabela produtos] É IGUAL a coluna id [da tabela categorias] ORDENADO PELO nome [da tabela produtos] ASCENDETEMENTE

A nossa “regra de relação” acontece ali entre o ON e o ORDER BY, dizemos que a relação entre as tabelas usará como referencia a coluna “categoria_id” da tabela “produtos” sendo igual a coluna “id” da tabela “categorias”… Se você fosse usar algum WHERE ele entraria depois do ON e antes do ORDER BY.

Pra quem ainda não entendeu, o ON é como o WHERE de uma consulta normal… É a regra da relação.

Repare que agora precisamos usar um formato diferente para identificar as colunas usando: tabela`.`coluna… Isso é necessário pois agora estamos trabalhando com duas tabelas.

Da forma que a nossa consulta está ainda não estamos pegando o nome da categoria… fazemos isso adicionando mais um campo na parte do SELECT, assim:

Agora estamos pegando também o valor da coluna "nome" do registro encontrado (pela relação) na tabela "categorias".

Só que agora temos um novo problema… Nas duas tabelas existe uma coluna chamada “nome”, e quando estivermos lá no PHP, dentro do while, não teríamos como identificar de qual tabela pegamos as informações (veja a próxima imagem), pois as duas seriam $produto['nome']… Precisamos então renomear esse novo campo que adicionamos a busca, assim:

Agora o resultado de categorias.nome estará presente nos resultados como “categoria” e não “nome”… Sei que parece complicado de início mas vocês vão entender já já.

E por fim, faremos mais uma modificação, pra evitar ficar usando tabela.coluna também podemos renomear as tabelas, e com isso diminuir otamanho da consulta:

Nesse caso p representará a tabela “produtos” e c representará a “categorias”.

Sei que parece uma consulta maior e mais complicada… Mas você fará o MySQL trabalhar muito menos se fizer assim, com JOINS, do que fazer uma 2ª consulta dentro do while… Essa é a forma mais correta de fazer consultas quando precisamos de informações vindas de mais de uma tabela.

Agora vamos ao nosso novo script de PHP que, sem dúvidas, é bem mais prático e eficiente:

Os outros tipos de JOINs

Existem também outros dois tipos de JOIN: o LEFT JOIN e o RIGHT JOIN:

Se usássemos o LEFT JOIN seriam retornados todos os produtos, independente se eles estão ligados a uma categoria (na tabela categorias) existente ou não.

Já o RIGHT JOIN seria exatamente o contrário: seriam retornados todos os produtos que pertencem categorias existentes e também o nome das outras categorias que não tem ligação com nenhum produto.

O uso desses outros tipos de JOIN é muito raro e acho que não vale a pena ficar filosofando sobre eles enquanto se aprende sobre relacionamentos.

E a relação com mais de duas tabelas?

Só pra exemplo, essa seria a consulta que pega os produtos, as categorias e o nome do usuário que cadastrou o produto e filtrando apenas pelos produtos ativos:

Sim.. eu adoro consultas gigantescas. :D

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo