leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Ontem o PHP: Sim, nós precisamos de padrões que eu concordo em gênero, número e grau… então resolvi reproduzí-lo na íntegra aqui e adicionar alguns links/observações:

Se você é um programador web e tem o PHP como sua linguagem principal, ou uma das linguagens que mais usa, pode ser que você já tenha ouvido falar que a comunidade PHP está buscando se organizar e criar padrões para simplificar/melhorar/evoluir o ecossistema desta linguagem que é tão usada no mundo todo.

Se você ainda não ouviu falar disso, então está na hora de correr atrás e se antenar mais para não ficar para trás!

Onde começam os problemas?

PHP é uma linguagem criada para a web e cresceu na web. E isso tem seus pontos altos e seus pontos baixos. O ponto alto é que é realmente fácil começar a desenvolver para web com PHP, pois basta usar um servidor HTTP (ou o servidor embutido do PHP 5.4), um navegador, um editor de textos e pronto, você já começa com os “olá mundo!” da vida. Isso é algo fantástico no PHP e acaba trazendo muita gente para a linguagem.

Mas trazer muita gente significa trazer muita opinião, já que cada um pode fazer o que quiser e da forma que quiser. Com isso temos vários programadores, iniciantes ou não, construindo aplicações PHP em cada esquina por aí. Com várias aplicações sendo construídas  e nenhum padrão a se seguir, as pessoas acabam criando padrões e tentando convencer as pessoas que estão ao redor que  aquele padrão é bom.

No caso do PHP (e outras linguagens também), é possível escrever código de muitas maneiras diferentes e usando trocentos padrões e não padrões diferentes.

Como as pessoas acabam criando padrões e também acabam trabalhando em equipes de empresas e/ou comunidades, esses padrões se espalham e podem até se tornar padrões amplamente aceitos e utilizados. No PHP temos os padrões de código do Yii, o do … É, acho que já deu para entender, não é?

Neste cenário fica muito claro que existe uma segregação entre os frameworks e também entre os usuários e programadores destes frameworks. Todo mundo pensando que o outro é inimigo, concorrente, alguém a ser vencido e eliminado.

FIG

Como sempre existem aqueles que não buscam a guerra, aconteceu de um pessoal se juntar e começar a pensar “espera um pouco, qual é o motivo de brigarmos e repetirmos esforços?”, e desse questionamento nasce um grupo para tratar da interoperabilidade entre os frameworks, o FIG (Framework Interop Group).

E com isso as coisas se resolvem, o mundo se torna um lugar feliz e as pessoas passam a sorrir mais e a dormir melhor…

Não é bem por aí, já que, para funcionar a tal da interoperabilidade entre os frameworks, era necessário criar os padrões, para que todos trabalhassem de uma forma mais parecida e reaproveitável. O problema é, qual padrão usar? Já que, em teoria, todos estão corretos e cada um é o melhor de todos?

PSR

Depois de muita discussão começam a surgir as PSR (PHP Standards Recommendation), que são as recomendações de padrões para o PHP.

Veja bem, as PSR são RECOMENDAÇÕES, não obrigações. Ou seja, você faz se quiser fazer e se entender o bem maior que esta padronização pode trazer.

Com as PSR a tendência é ter componentes melhores e com mais possibilidades de reuso. Com isso podemos centralizar esforços em código bom e bons projetos, em vez de ficar cada framework com a sua comunidade refazendo tudo o que já existe por aí.

A PSR-0 trata do autoload de classes, assim não é mais necessário ficar fazendo o famoso include para trazer trechos de código de outros arquivos.

Já a PSR-1 é composta por regras básicas para a base de código, como arquivos sempre em UTF-8, namespaces seguindo a PSR-0, classes devem estar em StudlyCaps e métodos e funções emcamelCase, não usar a short tag do PHP e outras coisinhas.

PSR-2 é um guia de estilos mais completo, onde são definidos itens polêmicos como o uso de 4 espaços em vez de tabs, a abertura de chaves para classes, métodos e funções deve ser na linha abaixo da declaração, mas para blocos lógicos e laços deve ser na mesma linha (putz, esse me deu raiva… mas me acostumei com ele), e mais um monte de regras, que você se acostuma fácil depois de algumas horas seguindo.

Recentemente surgiu também o PSR-3, que descreve uma interface padrão para Loggers.

E o melhor de tudo é que o código das pessoas começa a ficar mais semelhante, mais organizado e isso facilita pacas na hora de manter um projeto que você não iniciou. Isso é empatia! Pensar no próximo (lembrando que muitas vezes “o próximo” somos nós mesmos uns meses depois).

Concluindo…

Padrões são bons, pessoal! Sério, a vida de desenvolvedor em comunidade (software livre, empresa, você e seu eu do futuro), fica muito melhor.

A comunidade PHP é conhecida por ser relaxada, desorganizada, preguiçosa e cheia de sobrinhos que pensam que programam e só sabem usar scripts prontos… Está mais do que na hora de mudar esse conceito sobre o PHP e sobre sua comunidade. A evolução está nos puxando para frente neste momento e não podemos ficar parados!

Fale sobre o FIG, as PSR e todo o movimento de melhorias e profissionalização do PHP com seus amigos, traga o pessoal para discutir e implementar melhores práticas e ajude a comunidade PHP a ser reconhecida como capaz.

(…)

Além disso, existe o [PHP The Right Way](http://www.phptherightway.com/), parada obrigatória para quem está aprendendo e/ou quer melhorar.
Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo