leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

PHP é a linguagem de programação mais famosa do mundo por várias razões: flexibilidade, facilidade de uso e vários outros fatores.. Mas algumas vezes a programação se torna monótona e/ou repetitiva e é ai que um framework pode ajudar.

O que é um framework de PHP?

De forma resumida o framework é uma estrutura, uma fundação para você criar a sua aplicação. Em outras palavras o framework te permite o desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), o que faz economizar tempo, ajuda a criar aplicações mais sólidas e seguras além de reduzir a quantidade de código repetido. Os frameworks também permitem que os iniciantes criem aplicações mais estáveis garantindo uma boa relação entre o banco de dados e a camada externa de exibição. Isso tudo te permite gastar mais tempo desenvolvendo a aplicação em si do que repetindo os códigos que todas as aplicações têm.

A idéia padrão de trabalho por trás de um framework no PHP esta ligado ao modelo MVC (Model View Controller). MVC é uma forma de programação que isola a lógica de negócio (como a aplicação funciona) da camada de exibição (a parte visual). O Model cuida do banco de dados, o View cuida da camada de exibição e o Controller cuida da lógica de negócio. Isso tudo faz com que você trabalhe mais rápido e de forma setorizada.

Porque usar um framework de PHP?

Os desenvolvedores utilizam frameworks por vários motivos, e o maior deles é para agilizar o processo de desenvolvimento. A re-utilização de código em vários projetos vai economizar muito tempo e trabalho… Isso é garantido pois o framework já traz uma série de módulos pré-configurados (e funcionando) para fazer as mais variadas e comuns tarefas como envio de e-mails, conexão com o banco de dados, sanitização (limpeza) de dados e proteção contra ataques.

Estabilidade é outra grande vantagem dos frameworks. A simplicidade, que é um dos grandes “feitos” do PHP, também é o que possibilita inúmeros erros e falhas pelos principiantes… Nem todo código que funciona necessariamente está correto e bem desenvolvido.

Quando usar um framework de PHP?

Essa é uma dúvida muito comum em todos os níveis de desenvolvimento. Para a maioria dos iniciantes, usar um framework além de ser mais fácil vai ser mais estável, então é bom usá-los sempre que possível.

Em contrapartida vários programadores experientes vêem os frameworks como ferramentas usadas pro programadores fracos, que não sabem como criar um código limpo, sólido e seguro.

Quando se trabalha com projetos que tem um prazo muito curto (o que eu chamo de “prazo Jack Bauer”) é sempre bom usar um framework, pois ele vai agilizar todo o processo. Outro motivo forte para o uso do framework é que você não está criando “código artesanal”… Há todo um padrão que você deve seguir para que as coisas funcionem, e está tudo documentado e explicado em uma vasta comunidade de suporte.

CakePHP

O CakePHP é uma grande opção para iniciantes e desenvolvedores avançados. Ele foi criado usando as bases e modelos do Ruby on Rails e é pesadamente focado no desenvolvimento ágil e rápido. Recentemente ele tem se tornado muito famoso por sua simplicidade e facilidade de uso.

Eu pessoalmente recomendo o CakePHP… Minha vida de programador mudou depois que eu comecei a usar ele. :)

Zend Framework

O Zend Framework é um framework focado no desenvolvimento de aplicações pra web 2.0. Ele tem um grande número de seguidores, fontes de suporte e uma comunidade cheia de usuários ativos e participativos. O Zend é o framework mais famoso hoje em dia, ele é robusto e permite a criação de aplicações enterprise (de grande porte) mas seu uso exige um conhecimento vasto do PHP.

CodeIgniter

Já o CodeIgniter é bastante conhecido pela sua facilidade de uso, performance e rapidez. É ideal para aplicações rodando em servidores compartilhados. Ele oferece soluções simples e de pequeno porte, com um grande número de tutoriais em vídeo, fóruns e wikis.

[Fonte](http://www.noupe.com/php/discussing-php-frameworks.html)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo