Fala pessoal!
Mais uma vez, queria pedir desculpas pela minha ausência… Tenho trabalhado além do normal aqui no Jornal e em casa, nas minhas “horas vagas”.
Hoje vim mostrar pra vocês duas funções [do PHP] múito úteis… São elas: empty() e a isset()… Ambas servem, praticamente, para a mesma coisa, mas quando usadas em conjunto são MUITO eficientes.
A função empty()
Ela serve para saber se uma variável é vazia… Ela retornará true (verdadeiro) quando uma variável for vazia e, óbviamente, retorna false (falso) quando uma variável não for vazia… Mas ai você se pergunta: o que é uma “variável vazia”?
Essa função retornará true para os seguintes casos:
- $var = ""; (uma string vazia)
- $var = 0; (um inteiro valendo zero)
- $var = "0"; (uma string contendo zero)
- $var = NULL; (variáveis nulas)
- $var = FALSE; (variáveis falsas)
- $var = array(); (um array vazio)
- var $var; (uma variável declarada, sem valor, dentro de uma classe)
Agora vamos ver um exemplo prático de uso do empty():
A função isset()
Ela serve para saber se uma variável existe… Ela retornará true (verdadeiro) quando uma variável existir e false (falso) quando uma variável não existir… Mas ai você se pergunta: quando uma variável existe?
Veja os exemplos de variáveis vazias no item anterior… Todos eles fazem com que a variável ($var) passe a existir… Para uma variável “não existir” ela não pode ter sido usada/definida em nenhum momento [anterior] do script… Veja um exemplo onde usamos o isset() em conjunto com o empty() e melhoramos o exemplo do item anterior:
Espero que tenham gostado! :)