leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Fala pessoal!

Mais uma vez, queria pedir desculpas pela minha ausência… Tenho trabalhado além do normal aqui no Jornal e em casa, nas minhas “horas vagas”.

Hoje vim mostrar pra vocês duas funções [do PHP] múito úteis… São elas: empty() e a isset()… Ambas servem, praticamente, para a mesma coisa, mas quando usadas em conjunto são MUITO eficientes.

A função empty()

Ela serve para saber se uma variável é vazia… Ela retornará true (verdadeiro) quando uma variável for vazia e, óbviamente, retorna false (falso) quando uma variável não for vazia… Mas ai você se pergunta: o que é uma “variável vazia”?

Essa função retornará true para os seguintes casos:

  • $var = ""; (uma string vazia)
  • $var = 0; (um inteiro valendo zero)
  • $var = "0"; (uma string contendo zero)
  • $var = NULL; (variáveis nulas)
  • $var = FALSE; (variáveis falsas)
  • $var = array(); (um array vazio)
  • var $var; (uma variável declarada, sem valor, dentro de uma classe)

Agora vamos ver um exemplo prático de uso do empty():

A função isset()

Ela serve para saber se uma variável existe… Ela retornará true (verdadeiro) quando uma variável existir e false (falso) quando uma variável não existir… Mas ai você se pergunta: quando uma variável existe?

Veja os exemplos de variáveis vazias no item anterior… Todos eles fazem com que a variável ($var) passe a existir… Para uma variável “não existir” ela não pode ter sido usada/definida em nenhum momento [anterior] do script… Veja um exemplo onde usamos o isset() em conjunto com o empty() e melhoramos o exemplo do item anterior:

Espero que tenham gostado! :)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo