leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Fala gente,

Esse mês que passou muita gente me perguntou sobre como seria um bom ambiente de desenvolvimento para iniciantes no PHP e/ou CakePHP… Bom, aqui vão algumas recomendações PESSOAIS de programas/versões/aplicações que eu uso, mas não significa que alguém aqui seja obrigado a concordar comigo.

O ambiente do qual falarei é para Windows (preferencialmente XP, mas isso não tem importância).

O Básico

  • Apache 2.2+
  • PHP 5.3+
  • MySQL 5.1+
  • phpMyAdmin 3.2+

Esses são os componentes principais de um ambiente de desenvolvimento… Todos eles podem ser instalados facilmente com o XAMPP (que tem versões tanto para Windows quanto para Linux).

Atenção: as versões ali em cima são as atuais e recomendadas HOJE… Amanhã pode vir coisa nova pela frente e isso mudar.

Existem também outros programas que eu uso e facilitam (muito) a minha vida…

MySQL Workbench

O nesse post.

Eclipse Galileo

Comecei a usar o Eclipse Galileo (free) recentemente como IDE de desenvolvimento para PHP… Adorei! Ele é leve, altamente configurável e tem a capacidade de “ler” todos os arquivos do seu PHP e te ajudar a informar onde cada variável foi definida, ou quais são os argumentos daquela função que você criou a semanas atrás e nem lembra mais onde fica.

HeidiSQL

O HeidiSQL (free) é um “MySQL front-end”, seria como um phpMyAdmin via programa (executável) para Windows e Linux… Geralmente uso ele para me conectar a banco de dados remotos que não possuam o phpMyAdmin no servidor.

Visual SVN Server

Também uso muito o SVN para ser instalado no seu computador (e acessado remotamente) para um controle de versão de arquivos e projetos… Ótimo para quando se trabalha em equipe ou se usa mais de um computador pra desenvolver o mesmo projeto.

Tortoise SVN

Mesmo o Visual SVN tendo a opção de instalação de um SVN Client eu recomendo o uso do Tortoise SVN (free) para se conectar, receber e enviar arquivos do seu servidor SVN. O Tortoise é o SVN Client mais usado do mundo. Ele se integra perfeitamente ao shell do Windows (menu que aparece quando se usa o botão direito nas pastas/arquivos).

Todos esses programas são freeware e alguns são open source… Recomendo que dêem uma olhada em cada um para verem o que acham e tentarem usar também.

Espero que tenham gostado e caso alguém aí tenha alguma outra dica, é só comentar! :)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo