leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Hoje uma visitante aqui do blog (Lia) me perguntou como rastrear as visitas vindas do Twitter usando o Google Analytics. Então eu procurei um pouquinho sobre o assunto (tenho que assumir que eu não tinha a mínima idéia) e vim lhes trazer a solução! :D

O Google Analytics permite que você insira parâmetros (variáveis) na URL do seu site que ele usará para alimentar os seus relatórios.

Pra quem ainda não tem o Google Analytics instalado no seu site (e não sabe o que tá perdendo) eu tenho que explica como instalar o Google Analytics no seu site.

Vamos a um exemplo prático:

Suponhamos que eu queira publicar um link (pro meu blog) no meu twitter, o link normalmente seria:

/ Mas quando eu olhasse os relatórios do GA, apareceria apenas "twitter.com" como site de referência, sem saber se foi no meu perfil ou não.

[](/arquivos/2009/06/phpc3ezlypm.jpg) Então, pra fazer isso funcionar, adicionamos alguns parâmetros no fim da URL:

/?utm_campaign=blog&utm_source=twitter&utm_medium=micro-blog E pra quem ficou preocupado com o limite de 140 caracteres: é só reduzir a sua nova URL em um sistema que reduz URLs, recomendo o [TinyURL](http://tinyurl.com/). Se você ficar com dúvida, pode usar o [criador de URLs para o Google Analytics.](http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?answer=55578) Com esses parâmetros o Google começará a separar as visitas que vieram do seu perfil, mostrando dessa forma:

[](/arquivos/2009/06/phpkamz79pm.jpg) Viram? :) Espero que tenham gostado.. um abraço e até a próxima!

[](http://cutroni.com/blog/2008/09/02/tracking-twitter/)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo