leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

O Google Analytics é, sem dúvida, a melhor ferramenta para otimização de sites. Com ele você pode saber muito mais sobre os seus visitantes: de onde eles vieram, como eles vieram, para onde eles foram, quais seus navegadores, versões do flash, países e muito mais.

E hoje eu vou ensinar a vocês como instalar o Google Analytics no seu site.

Antes de tudo você vai precisar de uma conta Google. Se você já usa algum dos serviços do Google (seja o gMail, Orkut, Google Docs, Picasa e etc.) você tem uma conta Google e é só usar os mesmos dados para cadastrar o seu site no Analytics. Vamos ao passo-a-passo:

Primeiro acesse o site do Google Analytics: https://www.google.com/analytics/

[](/arquivos/2009/03/tela1.jpg)

Nessa tela (Imagem 1), entre com os dados de login da sua conta Google. Se você é de outro planeta e ainda não tem uma conta Google clique no link “Inscreva-se agora” e prossiga com o seu cadastro.

[](/arquivos/2009/03/tela2.jpg)

Depois disso, você passara pela página de inscrição do Google Analytics (Imagem 2). Clique no botão Inscreva-se ».

Agora na página de Inscrição de Nova Conta (Imagem 3) você vai poder inserir os dados do seu site, os seus dados pessoais e concordar com o contrato de usuário.

[](/arquivos/2009/03/tela3.jpg)

Depois de passar pelos três passos dessa página, você será levado ao último passo que é o passo onde você pega o Código de Acompanhamento (Imagem 4).

[](/arquivos/2009/03/tela4.jpg)

Nessa página você precisa prestar atenção no bloco onde o seu código de acompanhamento (Imagem 5) é exibido: copie este código e vá até o código fonte do seu site, cole-o no código fonte no HTML do seu site exatamente antes da tag </body>, no fim do seu site. Você precisa fazer isso antes de continuar. Sem esse passo o Google não vai poder fazer o monitoramento do seu site.

[](/arquivos/2009/03/tela5.jpg)

Depois de adicionar o código de acompanhamento no seu site, clique no botão Continuar no fim da página e você será levado para uma página pode você tera uma listagem de todos os seus sites (Imagem 6) cadastrados no Analytics (sim, você pode adicionar mais de um site).

[](/arquivos/2009/03/tela6.jpg)

Agora é só aguardar o Google começar a coletar os dados das visitas do seu site que, quando você clicar em Visualizar Relatório você já vai poder começar a visualizar os gráficos de visitas, pageviews e tudo mais sobre os visitantes do seu site. Veja um exemplo:

[](/arquivos/2009/03/tela7.jpg)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo