Eu sei que o assunto não é novo, já que o PHP 5.4 foi lançado 01 de março de 2012 (já já vai fazer um ano!), mas muita gente ainda não sabe o que há de novo e - talvez por isso - ainda não instalou a versão mais recente.
Por isso nesse post resolvi mostrar um pouco de cada uma das novidades da versão 5.4.
Lista oficial de novidades: http://www.php.net/manual/en/migration54.new-features.php
O que há de novo? Por que eu deveria atualizar?
Antes de citar qualquer motivo específico, digo o motivo mais óbvio de todos: segurança e performance!
Segurança e Performance
Toda nova versão (seja ela do WordPress, Java ou PHP) traz melhorias significativas à segurança e performance do seu sistema/aplicativo… só isso deveria ser motivo pra você se dar ao trabalho de manter tudo atualizado na última versão, sempre. Não atualizar significa assinar o mea culpa caso seu sistema seja invadido.
Traits (ou características)
Traits são mecanismos que ajudam (e muito) a reutilização de código, e servem perfeitamente para resolver o problema da falta de herança múltipla.
Veja mais sobre Traits num outro artigo meu, aqui: /php-5-4-traits/
Nova sintaxe para arrays
Antigamente você criava arrays assim:
Agora você pode criá-los com uma sintaxe bem mais limpa:
O comportamento é exatamente o mesmo… E se você é como eu, pode ficar tranquilo que a sintaxe antiga continua funcionando. :)
Function array dereferencing
Se você tem uma função/método que retora um array, você precisava colocar o resultado numa variável para poder acessar o índice:
Agora você pode acessar o índice diretamente na chamada da função:
Isso vale pra qualquer método ou função que retorne arrays!
<?=”Sempre disponível”?>
Se você não conhece, essa é a uma forma encurtada de imprimir algo em PHP:
Porém essa sintaxe só funcionava (até antes da versão 5.4) caso a opção short_open_tags estivesse habilitada no php.ini, agora essa sintaxe estará disponível independente das suas configurações no php.ini.
Acesso durante o instanciamento
Muito parecido com o acesso à índices de arrays, esse novo recurso permite que você acesse atributos e métodos de objetos que estão sendo instanciados, durante o instanciamento:
Servidor [de desenvolviemento] embutido
E por último, mas não menos importante, o PHP 5.4 nos permite usar um servidor embutido para teste e desenvolvimento local, não há mais a necessidade de usar o Apache!
Em breve, farei um artigo falando apenas sobre esse recurso, aguarde.
Conclusão
Espero que vocês tenham gostado dessa lista de novidades que você encontra no PHP 5.4… E se você ainda não atualizou seu(s) servidor(es), o que está esperando!? :)