leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Fala pessoal! Tudo em paz?

Estou formatando minha máquina e resolvi criar um post no blog enquanto o PC não fica pronto.

Vou listar pra vocês as ferramentas, programas, versões e tudo mais que eu uso pra trabalhar no meu dia-a-dia… Muita coisa mudou de uns tempos pra cá, então vamos aos itens e seus motivos:

Sistema Operacional

Atualmente utilizo o Ubuntu 11.04 e - pra mim - não há melhor sistema operacional para desenvolvedores.

Ele é um sistema operacional leve e funcional, tudo que você quiser fazer é “fácil” (uma busca no Google e tá tudo certo) e ele simplesmente funciona.

Não há ambiente melhor pra quem precisa compilar/instalar coisas (plugins, extensões, pacotes e etc.) o tempo todo… E a melhor parte é fazer isso pelo console. :D

Infelizmente eu ainda tenho um Windows 7 instalado em outra partição por motivos exclusivos de entretenimento (jogos, muitos jogos!).

Servidor WEB

Para servidor WEB utilizo principalmente o Apache, o servidor WEB mais utilizado no mundo.

Outra escolha minha seria o NGINX, um servidor WEB extremamente leve e rápido, mas ainda estou no processo de transição… É difícil abrir mão do .htaccess.

Banco de Dados

Assim como utilizo muito o Apache por ser o mais utilizado ao redor do mundo, meu banco de dados preferido (e o que eu me viro melhor) é o MySQL.

Porém, assim como estou em processo de transição e saindo do Apache, estou tentando me acostumar/educar à usar o SGDB muito mais rápido e robusto.

IDE de Desenvolvimento

Uso o Eclipse a uns 5 anos e até hoje não encontrei concorrente à altura.

Pra mim, o único problema SÉRIO do Eclispe é o consumo de memória RAM, talvez por ele ser feito em Java (troll).

Para edições rápidas eu uso o Gedit (equivalente do Notepad++), mas quando estou trabalhando por hora no mesmo projeto não tem como não usar o Eclispe.

E antes que você deixe seu comentário, eu NÃO SEI USAR e TENHO PAVOR do VI/VIM e etc… Pra mim, editor via console é o Nano e olhe lá! Mas sim, eu sei sair do VI.

Repositório de Código

Por muitos anos eu usei o Git eu nunca mais versionei um código com SVN.

Pra mim, a principal vantagem do Git é que ele cria um repositório local na sua máquina e acaba com aquela história de revisões numeradas e ordenadas… Cada um tem seu servidor e resolve o problema (merge) na própria máquina antes de commitar.

E eu não poderia usar o Git sem usar o GitHub, a ferramenta mais mothafocka de compartilhamento de código. Lá você pode hospedar quantos projetos open-source quiser, com o tamanho que quiser e ainda tem uma comunidade imensa ao seu redor, comentando e colaborando com seu código.

Quem quiser me achar no GitHub: https://github.com/TiuTalk

Servidor de Hospedagem

Utilizo o (mt) Media Temple a cerca de três anos e o serviço deles é excelente. Tenho um servidor compartilhado (gs) lá, que tem um uptime normal de 100%.

Recentemente contratei uma VPS na Linode, outra empresa com um serviço impecável… Eles não dão tanta atenção para a aparência/usabilidade das ferramentas/sites deles, mas o serviço em si é muito sólido e seguro. E tenho que dizer que não há nada igual como pegar uma máquina crua, com o sistema operacional recém instalado, com root via SSH… “Dá pra fazer miséria”.

Eu simplesmente não contrato empresa de hospedagem brasileira. O serviço deles nunca chega perto da qualidade que se tem lá fora. Prefiro pagar U$ 20,00 e ter um serviço com recursos limitados, mas com 100% de uptime e acesso liberado, do que R$ 20,00 num servidor compartilhado que cai toda hora, é “ilimitado” mas você não pode instalar nada.

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo