leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Hoje vou ensinar você, nobre programador, a manipular pastas usando apenas o PHP. Não é um recurso muuuito utilizado, mas mesmo assim é útil e merece ser aprendido. :-D

No PHP já existe uma função para cada tarefa que irei ensinar aqui hoje: criar, deletar, mover e renomear pastas.

Criando pastas

Para criar uma pasta exiset a função mkdir() que é bem fácil de usar… O caminho da pasta a ser criada é - normalmente - relativo ao script atual, e durante a criação você pode definir os níveis de permissões da pasta (CHMOD) e se essa criação vai ser recursive (veja mais a diante).

Para criarmos uma pasta no mesmo diretório do script atual, fazemos das seguintes maneiras:

Por padrão o CHMOD das pastas criadas pelo PHP é 777… Se quiser criar uma pasta com permissões mais restritas, ou seja, um CHMOD menor, faça dessa forma:

Por motivos maiores o nº do CHMOD (no nosso exemplo: 744) deve ser sempre precedido de um zero e não pode estar entre aspas.

Agora suponhamos que você precise criar duas pastas, mas que seja uma dentro da outra… Você pode fazer de duas formas:

Repare que, na segunda forma de se criar uma pasta, definimos o terceiro parâmetro (criação recursiva) como true, isso faz com que o PHP vá criando as pastas, uma a uma, de forma automática caso elas não existam.

Deletando pastas

Se você quiser deletar pastas é só usar função rmdir() para isso. Porém você precisa tomar um cuidado antes: a pasta precisa estar vazia (não conter outros arquivos e/ou pastas dentro dela) e você precisa ter a permissão de usuário (CHMOD) necessária para essa operação.

Veja um exemplo de como deletar uma das pastas criadas nos exemplos anteriores:

Em um futuro próximo ensinarei a manipular arquivos também e você poderá fazer a sua super-função para deletar a pasta e tudo que estiver dentro. Aguarde.

Renomeando pastas

Pra renomear pastas também não tem mistério, é só usar a função rename() que também pode ser usada para renomear arquivos:

Movendo pastas

Não.. Não existe função para “mover” uma pasta por que, na verdade, o que você faz é renomeá-la… Vejamos um exemplo:

Temos a pasta site e, dentro dela, temos duas pastas: imagens e blog. Queremos mover a pasta blog para fora da pasta site… O script rodado está fora da pasta site também, é só fazermos assim:


E aí.. gostaram? Comentem!

Documentação Oficial:

  • Função [mkdir()](http://br.php.net/mkdir) » Cria uma pasta
  • Função [rmdir()](http://br.php.net/rmdir) » Deleta uma pasta
  • Função [rename()](http://br.php.net/rename) » Renomeia uma pasta ou arquivo
Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo