leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Hmm.. Então você ouviu sobre o tal do JSON e não sabe ainda como usar? Talvez você já tenha até visto algo que use JSON e não sabe…

Desde a versão 5.2 o PHP já tem suporte a leitura e escrita de dados no formato JSON… Mas que raios é isso?

Descrição de JSON da Wikipédia:

JSON (com a pronuncia djeisón), um [otation](http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o)", é um formato leve para intercâmbio de dados computacionais. JSON é um subconjunto da notação de objeto de JavaScript, mas seu uso não requer Javascript exclusivamente.

A simplicidade de JSON tem resultado em seu uso difundido, especialmente como uma alternativa para [navegadores web](http://pt.wikipedia.org/wiki/Navegador_web) atuais. -- Trocando em miúdos: é um padrão de formatação de dados que serão transmitidos entre duas aplicações de linguagens diferentes. Conhece o XML? Então... O JSON serve pra mesma coisa. ### ### Como ele funciona? Usando JSON você salvar quatro tipos de valores (variáveis): inteiros, strings, booleanos e arrays. O JSON é um grupo de informações/valores/variáveis agrupados e organizados dentro de um objeto (POO) de JavaScript que pode ser lido - facilmente - pela maioria das linguagens hoje em dia: PHP, ActionScript, ASP, Java, Flex e por aí vai.. ### A sintaxe do dito cujo Tá nervoso? Quer ver logo como é esse tal de "djeisón"? Vamos criar um objeto que levaria algumas informações aqui do blog. Primeiro criamos o objeto sem nada dentro:

Agora colocamos alguns valores:
Caso você queira exibir algum desses valores, usando JavaScript, poderia fazer:
Para incrementar, vamos colocar um array?
Lembra que eu disse que você provavelmente já viu JSON em algum lugar? Já usou algum plugin de jQuery e precisou mudar as configurações dele? Dá uma olhada na sintaxe usada lá e vê esses últimos exemplos. Tá... Não é JSON, mas são os dois são idênticos por serem objetos JavaScript... A diferença é que o JSON é feito para ser transmitido. :P . ### Tá... E o PHP nisso? Bom... Como eu disse antes, o PHP 5.2+ tem suporte nativo a escrita e leitura de formatação JSON... Isso significa que você não precista instalar/ativar nada, é só começar a usar. Vejamos um exemplo de escrita:
É isso mesmo.. Primeiro você cria um array com a formatação correta e todos os valores que serão passados para JSON, depois é só rodar a função json_enconde() no array todo e cabou-se. ;) Agora a leitura:
No segundo argumento da função json_decode() do PHP você define se quer (true) ou não (false) que o objeto JSON recebido seja convertido em array. Caso não especifique o 2º argumento ou defina-o como falso, o objeto criado será outro objeto, só que agora do PHP. ### Webservice? Quem? Como? Quando? Já dizia a Wikipédia: "Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes." Mas perai... O JSON não é usado para formatar os dados que estão sendo compartilhados entre duas aplicações diferentes? Sim! Você acaba de descobrir por que o JSON é ideal para webservices. :) Espero que tenham gostado desse pequeno artigo. Ahh.. E pra quem não tem PHP 5.2 ou superior, no site (feio/medonho) do [JSON](http://www.json.org/), existem guias de integração e classe pronta para uso (o mesmo vale para outras linguagens que não têm suporte nativo a ele). Abraços! E uma boa noite.

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo