Enviar e-mails pelo PHP usando o PHPMailer
leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Você está tendo problemas para enviar e-mails pelo seu script PHP? Seus problemas acabaram!

Hoje vou ensinar como usar o PHPMailer para enviar os e-mails do seu site - via SMTP - com facilidade.

O PHPMailer é uma classe pronta para envio de e-mails através do PHP via conexão SMTP ou POP3 muito utilizado por todo o mundo. Seu método de envio é largamente recomendado e é bem melhor do que o envio do mail() que á função padrão do PHP.

Primeiro você precisa fazer o download da última versão dele, vá site do script.

Nota: Nesse tutorial usarei a versão 2.3 do PHPMailer que é a última versão até agora.

Faça o download, descompacte o arquivo e coloque os arquivos class.phpmailer.php e class.smtp.php em uma pasta chamada phpmailer dentro do seu site.

Agora, vamos ao script que faz o envio do e-mail:

Algumas linhas de código estão comentadas porque são opcionais e dependem também da necessidade de quem vai usar o script. Logo no começo, na parte dos dados do servidor você tem a opção de configurar o login do servidor SMTP caso seja necessário.

Repare que, na parte na qual definimos a mensagem e o assunto do e-mail, temos duas formas de “corpo de e-mail”: formato HTML e formato Texto Plano… É bom que você também defina o texto plano (que nada mais é do que um texto sem as tags HTML parecido com o conteúdo de um arquivo .txt) por que muitos leitores de e-mail não têm suporte a e-mails em HTML (seja por configuração do usuário ou por falta de funcionalidade mesmo).

Deixei também um exemplo pronto de como anexar um arquivo ao seu e-mail. O caminho do arquivo (primeiro arquivo) está nos moldes de um servidor rodando localmente… Mas ele pode ser relativo se você estiver usando o script num servidor externo. O segundo argumento é o ‘novo’ nome do arquivo, mas é opcional.

Bom… Espero que tenham entendido o script e consigam usá-lo. Qualquer dúvida é só falar!

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo