Hoje vou ensinar a criar um sistema de login simples usando PHP e MySQL.
É recomendável que você já tenha um conhecimento prévio de HTML e, se possível, PHP e MySQL para tornar as coisas mais fáceis.
Nosso sistema será bem simples: um arquivo chamado seguranca.php, que deverá ser incluído no topo do seu site (em todas as páginas) e que faz a conexão com o banco de dados e que possui algumas funções usadas para redirecionar o visitante para o formulário de login (login.php) caso ele não esteja logado.
Vamos ao trabalho:
O que iremos definir primeiro é a tabela usada para armazenar os usuários do sistema:
Execute esse bloco SQL no seu banco de dados para criar a tabela usada pelo sistema.
Depois disso, vamos ao formulário de login que você colocará dentro de um arquivo chamado login.php:
Esse formulário, com apenas dois campos, manda pra página valida.php, que é um pequeno PHP que receberá os dados enviados pelo formulário, fará a validação deles e mandará o visitante ou pra página interna (index.php) ou de volta pra página de login (login.php).
Esse é o codigo fonte do arquivo valida.php:
A estrutura do seu site, até esse ponto, deve estar dessa forma:
../pasta_do_seu_site/index.php» Página intera a ser protegida../pasta_do_seu_site/login.php» Página com o formulário de login../pasta_do_seu_site/valida.php» Página que faz a validação dos dados do formulário
Agora vamos criar o arquivo seguranca.php na mesma pasta dos demais arquivos:
Não vou poder explicar todas as funções do arquivo pq é muita coisa.. Mas todas elas estão devidamente comentadas e documentadas… É só olhar.
Com esse arquivos nós já nos conectamos automaticamente ao servidor MySQL, então se você usar outra forma pra fazer a conexão, vá na parte de configurações do seguranca.php e defina a variável $_SG['conectaServidor'] pra falso (false). O mesmo acontece pra sessão com a variável $_SG['abreSessao'].
Agora é só incluir essas linhas no topo de cada arquivo que deverá ter o acesso restrito:
Quando vocês quiserem exibir o nome do usuário logado, é só fazer isso:
Veja mais sobre escrever e pegar valores da sessão (coisa que acontece muito nesse sistema de login) no tópico Aprendendo a usar sessões no PHP.
Viram como é fácil?
Pra quem quiser um tutorial mais explicado e detalhado recomendo: Como criar um Sistema de Login com Níveis de Permissão (passo-a-passo).
Nota: Alguns de vocês devem ter notado que durante essa semana, no post Criando Sistemas Seguros, falei sobre não usar nomes óbvios para tabelas de usuários. Mas esse exemplo é apenas explicativo, você pode mudar o nome da tabela de usuários se preferir e depois é só alterar a variável no bloco de configurações dentro do
seguranca.php.
–
Veja aqui como criar um sistema de login usando classes (Orientação a Objetos) e que funciona no PHP 4 e PHP 5.