leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Hoje vou fazer um pequeno tutorial explicando como traduzir arquivos .pot utilizando um programa chamado PoEdit.

Os arquivos .po e .pot são arquivos utilizados em um sistema de tradução chamado gettext, sobre o qual falarei em um próximo post.

Download e Instalação

Faça o download do programa correto para o seu sistema operacional e instale-o.

No Linux você pode instalar o pacote poedit (clicando nesse link).

Quando você abrir o PoEdit pela primeira vez ele pedirá o seu nome e e-mail, esses dados serão inseridos nos arquivos gerados por ele no final do processo.

Carregando um arquivo POT

  • Clique em Arquivo > Novo catálogo de arquvo POT e escolha um arquivo pot para ser traduzido.
  • Preencha apenas os três campos mais importantes: Nome do projeto, Linguagem e País
  • Se você vai traduzir o seu site/sistema para francês, no campo linguagem escolha “French” e no campo país escolha “France”.. Esses dados são sempre referentes ao idioma da nova tradução, não o idioma de origem.
  • Para a tradução de arquivos POT você pode deixar os outros campos vazios e não mudar nada nas outras abas (Caminhos e Palavras-Chave)
  • Quando você der OK ele irá pedir um lugar para salvar o arquivo .po que ele irá gerar, escolha a mesma pasta onde está o arquivo .pot.

Interface de tradução

A interface do PoEdit é bem simples… Você verá uma lista de strings (frases) a esquerda que são as frases no idioma original… A direita vão aparecer as traduções de cada uma dessas frases.

Quando você clica sobre uma frase, ela irá aparecer na primeira caixa de texto da parte inferior da tela, na segunda caixa de texto você vai inserir a tradução daquela frase.

Na parte mais inferior da tela (status bar) você pode ver o progresso da tradução: quantas frases foram traduzidas, quantas ainda não foram traduzidas e etc.

Finalizando

Feito isso é só você salvar o catálogo (arquivo .po) e, caso precise mudar alguma coisa, fazer alguma correção, ou continuar a tradução… É só abrir esse arquivo .po novamente! :)

Espero que tenham gostado! :)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo