leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

No PHP existem diversas funções para o tratamento de datas. Você pode exibir a data atual (antigas e futuras também) de várias formas. Usando a função date() do PHP é possível formatar a data atual de diversas formas, vamos a alguns parâmetros mais comuns que podem ser usados:

d - Dia do mês com 2 dígitos D - Representação textual do dia (três letras: Mon até Sun) m - Representação numérica do mês com 2 dígitos M - Representação textual do mês (três letras: Jan a Dec) y - Representação do ano com 2 dígitos Y - Representação do ano com 4 dígitos l ('L' minúsculo) - Descrição do dia da semana (Sunday até Saturday) h - Formato em 12 horas H - Formato em 24 horas i - Minutos com 2 dígitos s - Segundos com 2 dígitos A - AM ou PM Mas onde você usa isso? Essas letras são argumentos da função date, veja alguns exemplos:

Viram como é fácil? No MySQL existem os tipos de coluna DATE e DATETIME que são para armazenar datas e datas com hora respectivamente. O formato de entrada de um campo DATE é AAAA-MM-DD e do DATETIME é AAAA-MM-DD HH:MM:SS. Pra usar a função date() e gerar datas no formato de entrada do MySQL é só fazer assim:
Uma função muito usada é a time(): ela retorna um valor chamada UNIX TIMESTAMP que é o número de segundos que se passaram desde 1970 até agora. É um número de 11 algarismos (até agora) e também serve como segundo argumento da função date() quando queremos formatar uma data antiga ou futura.
Quando se precisa trabalhar com datas antigas e/ou futuras, uma função útil para ajudar a encontrar o timestamp é a mktime(), podemos usar ela da seguinte forma:
-- Se você está pegando datas salvas no MySQL pode reparar que ela vem no formato AAAA-MM-DD, pra gerar o timestamp de uma data assim é só usar a função strtotime(), dessa maneira:
Acredito que eu não tenha falado de nem metade de todas as funções para manipulação e controle de datas do PHP, mas essas são, sem dúvida, as mais importantes e mais usadas... Dê uma olhada na documentação (no fim deste post) de cada uma delas que você encontrará outros exemplos e formas de uso. Abraços e até a próxima! #### Documentação Oficial:
  • Função [date()](http://br2.php.net/manual/en/function.date.php) » Função para formatar datas
  • Função [time()](http://br.php.net/time) » Retorna o UNIX TIMESTAMP atual
  • Função [mktime()](http://br.php.net/mktime) » Cria um timestamp em função de seus argumentos (uma data específica)
  • Função [strtotime()](http://br.php.net/strtotime) » Gera o timestamp de uma data em formato textual

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo