leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Essa é uma dúvida comum entre os iniciantes e aqueles que não conhecem nenhum Google Ad Manager: como criar um sistema de rotação de banners (ou imagens) em PHP? Aquela funcionalidade que faz com que, cada vez que você carrague o site (refresh), apareça uma imagem diferente em um local.

Bom, existem dezenas de formas de fazer isso, mas eu vou tentar fazer da forma mais simples possível.

Vamos criar um arquivo chamado banner_superior.php com o seguinte conteúdo:

Depois é só incluir (com include()) o arquivo aonde você quer que o banner apareça.

O que o scrip faz é bem simples: Primeiro definimos um array contendo o código HTML (imagem e link no caso) de cada banner que poderá ser exibido, depois descobrimos quantos elementos foram definidos e, por fim, exibimos um elemento aleatório.

Se você quiser, pode definir quantos $_ELEMENTO quiser e pode usar o mesmo arquivo em vários lugares ou copiar o arquivo e usar outro nome que irá funcionar direitinho.

Você também pode colocar apenas imagens, links textuais e até outros HTMLs em cada elemento sem problema.

Atenção: Quando definimos uma string no PHP (usando aspas simples como delimitadores), e queremos que essa mesma string tenha uma aspa simples DENTRO dela, precisamos escapar a aspa dessa forma: $nome = 'Quer um copo d\'agua?'; Ou mudamos as aspas delimitadoras: $nome = "Quer um copo d'agua?"; O mesmo acontece para aspas duplas.

Espero que tenham entendido e gostado desse script! :)

Abraços

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo