FrontInRio

Relato – FrontInRio 2011

No último sábado aconteceu o FrontInRio 2011, o primeiro evento de desenvolvimento front end do Rio de Janeiro e quiçá o maior do Brasil!

O evento reuniu todo o tipo de publico, mas principalmente desenvolvedores front end e desenvolvedores back end. Tivemos palestrantes de peso, como Maujor e Bernard de Luna.

Pra mim foi um grande evento, foi a primeira vez que palestrei para um público (e não dentro da Faculdade), a sala estava lotada e tive um feedback muito positivo de todos.

Infelizmente eu cheguei no evento um pouquinho tarde, então perdi as duas primeiras palestras… Mas vamos às que eu assisti:

Desbravando o HTML5 Boilerplate – Zeno Rocha

http://www.slideshare.net/zenorocha/desbravando-o-html5-boilerplate

HTML5 Boilerplate

HTML5 Boilerplate

Mais uma vez o meu amigo Zeno Rocha palestrou em um evento grande, e dessa vez ele mostrou pra todo mundo o poder do HTML5 Boilerplate.

Ele começou a palestra falando sobre o desenvolvimento front end de forma geral, mostrando todos os passos, ferramentas e necessidade de um projeto atual que utilize HTML 5 e CSS 3.

Na segunda parte da palestra ele apresentou o Boilerplate e, sem entrar muito em detalhes, mostrou como ele já está preparado e te ajuda a utilizar todas essas funcionalidades e recursos, sendo um ótimo ponto de partida para um projeto em HTML 5.

Engenharia de Frontend de Alta Performance – Anderson Solano

http://www.slideshare.net/andersonsolano/engenharia-de-front-end-de-alta-performance

Logo após o almoço assisti a palestra do Solano, desenvolvedor front end de portais como Americanas.com, Submarino.com e outros.

A palestra dele teve muito a ver com a minha: falou sobre todas as técnicas de otimização de front end, passando por Sprites, CDN e etc.

Otimizando o carregamento de sites com jQuery – Thiago Belem

http://dev.thiagobelem.net/otimizacao-jquery/slides/

Foi a minha vez de ficar de frente pro público: minha primeira palestra, e eu estava extremamente nervoso.

A minha palestra (feita em HTML5 e CSS3) não possuía tanto conteúdo quanto as outras, isso se deve ao tema escolhido… pouca gente se preocupa com isso hoje em dia.

Acompanhei a “vibe” que o Solano deixou sobre técnicas de otimização de carregamento de sites e comecei a falar mal das fucking requisições!

Mostrei exemplos os maiores vilões do carregamento: slideshows, fotos no fim da página, vários arquivos de pluginsa e etc.

Depois comecei a mostrar algumas ferramentas interessantíssimas como o yepnope.js e Modernizr… De tudo o que falei acredito que a parte mais interessante foi o carregamento condicional de plugins de jQuery utilizando o yepnope.js:

// Só vamos carregar o plugin quando for necessário!
yepnope({
        // Teste: Existe um elemento com a classe "datepicker"?
        test: $('.datepicker').length,

        // Carrega o CSS e o JS do plugin de datepicker
        yep: ['js/datepicker/style.css', 'js/datepicker/datepicker.js'],

        // Quando terminar de carregar o CSS e o JS, executa a função...
        complete: function() {

                // ... que ativa a funcionalidade no elemento encontrado
                $('.datepicker').datepicker();
        }
});

E terminei a palestra (bem antes do horário esperado) batendo um papo sobre as técnicas de otimização com o pessoal que estava assistindo.

Após a palestra recebi um feedback muito positivo de todo mundo que assistiu e do pessoal que estava organizando o evento, acredito que comecei – com essa palestra – uma coisa muito importante pro meu futuro (como pessoa) e como desenvolvedor ;)

Quero ser um ninja em xHTML, HTML5 e CSS3 – Bernard de Luna

http://www.slideshare.net/bernarddeluna/quero-ser-um-ninja-em-xhtml-html5-e-css3-bernard-de-luna

Essa foi, sem dúvida, a melhor palestra do evento.

O Bernard é um cara muito animado, polêmico e extremamente egocêntrico… Esses são os ingredientes perfeitos pra uma palestra de sucesso.

Ele falou sobre HTML 5 de uma forma geral sobre planejamento de design para corte, documentação de layout e de implementação, boas práticas de implementação como padronização e reutilização de código.

A parte mais legal da palestra foi quando ele mostrou o Zen Coding, uma ferramenta que já falei aqui no blog e permite a implementação de HTML com uma velocidade sem precedentes.

Finalização do evento: Hora Extra e muitos sorteios

O evento terminou, claro, em #HoraExtra… Mas antes houveram vários sorteios de kits da Globo.com, livro da Smashing Magazine e de duas vagas para a próxima turma do meu curso de CakePHP, sobre o qual falarei em breve aqui no blog.

Espero que tenham gostado do relato! Vou ficando por aqui ;)

8 ideias sobre “Relato – FrontInRio 2011

  1. Igor Ikeda

    Pelo visto o evento foi muito bom e focado. Poderia ter uma aqui em SP. Será que teria condições?! Quem sabe planejar uma para esse segundo semestre! Parabéns pelo post!

    abs

  2. Cayo Medeiros (yogodoshi)

    Belo resumo do evento cara! Foi realmente muito bom o evento! Que venham mais né \o/

    Sobre o yepnope.js eu n conhecia não, mt maneiro! Costumava fazer as checagens no back-end mesmo de acordo com a página a ser carregada.

    Abraços!

  3. ofelquis

    Ow Thiago que legal, eu achava que vc já palestrava faz tempo, e como você disse cara, com certeza é algo muito importante para seu futuro.

    Bom não vi ainda os slides por que to estudando pro vestibular, e vim parar aqui quando acessei meu twitter.

    Cara onde eu moro eu não posso participar desses eventos, e nem posso sair viajando por falta de dinheiro e por ser menor de idade (17), mas acho que sem dúvidas quando eu conseguir(e pretendo) um trabalho numa cidade maior onde acontece esses encontros com frequência eu irei participar, deve ser muito construtivo e animador assistir a uma palestra feita por feras na área como essas que você falou.

    Bom é isso ai, eu vi uns slides seu sobre o yepnope no twitter e com certeza sua palestra foi ótima, (foi ótimo pra mim) Parabéns e vamos ver qual será sua próxima palestra =)

    Até Mais, Boa Sorte

  4. Vanderli

    Meus parabéns Thiago, que seja a primeira de muitas, espero um dia ainda ir em uma de suas futuras palestras e de preferencia aqui em São Paulo, abs.

Os comentários estão fechados.