leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Fala minha gente!

Hoje consegui um tempinho para voltar a postar no blog e resolvi voltar um com uma sequencia de tutorias básicos sobre MySQL + PHP para iniciantes.

Nessa primeira parte vamos criar um script que irá resgatar as notícias de um banco de dados e fazer mais alguns procedimentos.

Vamos usar [MySQLi](http://www.php.net/manual/pt_BR/book.mysqli.php) ao invés de MySQL. Mesmo sendo um recurso avançado para alguns, é bom ensinar uma forma correta e segura de trabalhar pra quem tá começando. :)

• Saiba mais sobre o MySQLi [aqui](/guia-pratico-de-mysqli-no-php)

• Os recursos utilizando aqui (MySQLi) só funcionam em PHP 5+ e MySQL 4.1+ </div> Essas serão as tabelas que iremos utilizar nesse e nos próximos tutoriais: Tabelas notícias e categorias Iremos usar essas tabelas para armazenar notícias que estarão ligadas à categorias.

  • Cada notícia pertence a uma categoria
  • Cada categoria contém zero ou mais notícias

A imagem acima foi criada utilizando o [modelagem de banco de dados](/modelagem-de-banco-de-dados). </div> Para criar essas tabelas em seu banco de dados, execute esse código SQL:

Vamos iniciar o nosso script criando um pequeno script de conexão ao banco de dados:
Na linha 21 nós criamos uma instância do MySQLi passando os dados de conexão com o servidor e, logo depois, verificamos se houve algum erro durante a conexão e exibimos a mensagem de erro. Salve esse script com o nome de mysqli.php em uma pasta chamada includes. O próximo passo será criar um script que faz uma consulta SQL, vamos começar o arquivo PHP com os comentários de créditos e o [require](http://php.net/manual/en/function.require-once.php) para chamar o arquivo de conexão ao banco de dados:
Agora vamos montar uma consulta SQL simples para buscar as 10 últimas notícias ativas:
A consulta montada poderia ser traduzida por:
SELECIONE todas as colunas DA TABELA `noticias` ONDE `ativa` for igual a 1 ORDENANDO PELO `cadastro` DECRESCENTEMENTE LIMITADO A 10 resultados
Agora precisamos executar a consulta utilizando o método [query](http://www.php.net/manual/pt_BR/mysqli.query.php) do MySQLi:
E agora só precisamos rodar um loop, e em cada iteração (passada no loop) iremos exibir a notícia encontrada, montando um bloco HTML:
Fazendo isso, para cada notícia encontrada pela consulta, será criado o seguinte bloco HTML:
Depois disso, podemos colocar mais um pequeno bloco de código que irá mostrar o total de registros encontrados com a consulta:
E no final de tudo precisamos - SEMPRE - liberar o resultado da consulta, limpando espaço na memória e deixando tudo mais organizado:
O arquivo consulta.php ficou assim:
Por hoje é só! :) Faça o download de todos os arquivos desse tutorial: [PHP-e-MySQL-Consulta-Simples.zip](/arquivos/2010/07/PHP-e-MySQL-Consulta-Simples.zip) Nas próximas partes desse tutorial iremos ver uma consulta mais complexa (ligando as duas tabelas) e outros scripts para cadastrar e editar notícias. Um grade abraço e até a próxima!

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo