leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Desde sua criação, mais de 7 anos atrás, o CakePHP criou vida própria. Seu principal objetivo sempre foi o de capacitar os desenvolvedores com ferramentas e bibliotecas que são fáceis usar e de aprender, (…). Tivemos vários grandes lançamentos ao longo destes anos e uma comunidade cada vez maior. Sendo um dos frameworks mais populares lá fora, e provavelmente o primeiro (!), conseguido também uma série de críticas da comunidade de desenvolvedores em geral. Nós aceitamos e aprendemos com nossos erros para continuar a construir o melhor framework de PHP que existe.

CakePHP é conhecido por ter um ritmo muito lento de adoção coisas novas e isso tem servido muito bem para sua comunidade. Quando estávamos fazendo a versão 2.0, decidimos manter suporte à  versão 5.2 do PHP por vários motivos e - por causa disso - não pudemos inovar tanto quanto queríamos, mas essa foi uma excelente escolha, dado o ambiente geral sobre as soluções de hospedagem e de adoção geral do PHP 5.3.

Um olhar para o passado lembrou-nos que éramos grandes inovadores em PHP, trazendo recursos para desenvolvedores que poucos sonharam possível fazer com esta linguagem. Agora, é hora de olhar para frente, no futuro, e decidir em ficar na nossa zona de conforto ou ter de volta nossa posição de liderança como inovadores.

Por isso, é com grande entusiasmo que anunciamos que estamos colocando investindo nossos esforços em trazer-lhe a próxima versão do CakePHP. Versão 3.0 vai aproveitar os novos recursos do PHP 5.4 e incluirá uma mudança importante em nossos Models e sistema de banco de dados. CakePHP 3.0 não estará pronto menos de 6 ou 8 meses e nós consideramos que, dado o aumento soluções baratas de hospedagem cloud e lançamento de novas versões de sistemas operacionais, não há melhor momento para “saltar sobre” a versão mais atual estável do PHP.

Como você já deve saber, PHP 5.4 oferece características impressionantes que introduzem novos conceitos úteis e soluções interessantes para problemas antigos. Closures, traits, suporte multibyte são de grande utilidade para implementações adequadas de funcionalidades avançadas de frameworks, que temos em mente há muito tempo. Também há a nova sintaxe, que torna o PHP mais agradável para escrever tanto para aplicações de pequenas quanto complexas, sem perder a sempre bem-vinda melhoria de performance e desempenho.

Temos um recente porém bem definido roadmap para o que queremos realizar na próxima versão e você está convidado a contribuir e sugerir o que vem a seguir:

  • Abandonar o suporte ao PHP 5.2.x, ficando com o PHP 5.4 + apenas
  • Adicionar namespaces apropriados para todas as classes. Isto tornará mais fácil a reutilização de classes fora do CakePHP, usar bibliotecas externas e, finalmente, sem chances de colisões entre as classes da aplicação e do core
  • Uso de traits onde for possível
  • Melhorar o processo de inicialização para permitir um maior controle do desenvolvedor e melhor desempenho
  • Mudanças na camada Model:
  • Models retornando objetos a partir das consultas
  • Paradiga de Datamapper
  • API Rica de consulta (query)
  • Suporte para qualquer tipo de banco de dados
  • Suporte a drivers de banco de dados, tanto os nativos quanto via PDO
  • Melhoras no mecanismo de rotas (Router):
  • Torná-lo mais rápido
  • Remover parâmetros nomeados
  • Adicionar suporte para rotas nomeadas
  • Rotas com prefixos inteligentes
  • Sintaxe encurtada de URLs

Como você pode imaginar a maior parte do tempo será gasta em reescrever a camada de modelo, mas também será um dos mais poderosos recursos que o CakePHP 3.0 irá ter. Sua nova arquitetura baseada nas funcionalidades do PHP 5.4 irá oferecer um conjunto mais fácil e mais poderoso de ferramentas para construir aplicações web rapidamente.

(…)

Estamos sempre à procura de pessoas diferentes que têm uma visão sobre o desenvolvimento de software, você está interessado em ajudar? Não há melhor momento para iniciar o envio de correções e se tornar um membro da equipe principal!

Tradução livre do artigo original.

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo