HTML5

HTML5 vs HTML4 – Parte 1

Atenção: Este artigo/tutorial foi escrito por Ruan Nunes, que é um colaborador desse blog. Seu conteúdo é de responsabilidade do autor.

Ola pessoal, eu sou o Ruan Nunes, o novo colaborador aqui do blog.

Nesse post vou começar a apresentar algumas comparações entre o HTML4, e o HTML5, faremos isso desenvolvendo a PowerCalc, uma calculadora para equações de segundo grau.

Eu vou ensinar o seu desenvolvimento com linguagens de desenvolvimento para web: HTML5, CSS3, Javascript, PHP e talvez alguma outra coisa, por enquanto é isso.

Requisitos

  • Um editor de texto de sua preferência (pode ser até o bloco de notas) sugiro algum com numeração de linhas, e se possível com marcação de código (ficam coloridos xD), eu uso o Sublime Text 2, recomendo muito, suporta diversas linguagens, é muito leve e tem algumas opções bem divertidas
  • Um conhecimento relativamente pequeno sobre HTML e CSS, basicamente as principais tags e estruturação de uma pagina.
  • Muita boa vontade e esforço

Estrutura inicial do HTML

Vamos comparar um código simples em HTML4, e depois seu equivalente em HTML5:

Nesse código temos: a declaração do DOCTYPE e do charset do documento, alem de um título e uma pequena mensagem.

Agora vejamos o equivalente deste código em HTML5:

As duas diferenças maiores são a mudança do DOCTYPE, e o modo de declarar o charset, ambos foram simplificados… Muito bom, já que eu suponho que ninguém ai goste de ficar digitando e decorando essas coisas, certo?

Sobre o HTML5

O HTML5 ainda está amadurecendo e nem todas as novidades funcionam em todos navegadores (porém, navegadores mais recentes como Google Chrome, Safari e Firefox já suportam a maioria das especificações). Por isso, essas duas mudanças podem ser usadas sem medo, e a medida que formos vendo o que há de novo, falaremos sobre sua compatibilidade também, então, não se preocupem! :)

Conclusão

Na próxima postagem o formulário que recebera os dados do usuário, talvez comece o CSS, ou simplesmente tenha um surto de inspiração e resolva fazer outra matéria.

Até!!

9 ideias sobre “HTML5 vs HTML4 – Parte 1

  1. Pingback: HTML5 vs HTML4 – Parte 2 | Breno Giovanelli

  2. Pingback: HTML5 vs HTML4 – Parte 2 | Tutoriais e Informação

  3. Pingback: HTML VS HTML5 | brunowebdesign

  4. Pingback: HTML5 vs HTML4 - Parte 2 | Thiago Belem / Blog

  5. eduardo herden

    ae povo, otimo tutorial super bem explicado. mts coisas novas pra galera. aprendi muitos viu. continue assim. voce é o cara dos css/php javascript/ecommerce
    gosto bastante das suas video-aula.
    um abraço e bjox

Os comentários estão fechados.