leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Não são apenas os designers que precisam de um programa bom (PS?) para trabalhar.. Nós programadores também gostamos de uma ferramenta eficiente que ajude na hora de escrever na unha aquele arquivo de 700 linhas cheios de ; { ( } . , > e por ai vai…

Já usei vários editores gráficos (os famosos GUIs) e recentemente “descobri” um novo… Eu já conhecia ele mas nunca tinha usado para o PHP.

Estamos falando do NetBeans… O famoso editor Java que briga (feio) com o Eclipse (outro editor que também tem suporte a PHP).

Ele é um editor feito em Java, portanto é cross-plataform, ou seja: roda em qualquer sistema operacional com suporte a Java (leia-se todos).

Veja algumas funcionalidades e linguagens que ele suporta: Ajax C/C++ Databases Debugger Desktop Editor Groovy GUI Builder Java EE JavaFX Java ME Java SE JavaScript Mobile PHP Profiler Python Refactor REST Rich Client Platform Ruby SOA SOAP UML Web WSDL XML.

Gostei muito dele se comparado a outros editores como o Zend Studio (muito bom e muito pesado), Dreamweaver (preciso explicar?) ou o meu até então queridinho RapidPHP (eu achava que o helper dele era bom).

O que eu mais gostei nele é que ele não entope a tela com botões, pelo contrário, algumas funcionalidades são até difíceis de achar… Se você ocultar alguns menus você fica com uma área boa para programar.

Ele tem helpers ótimos que vasculham todos os arquivos do projeto e te auxiliam na hora de digitar o nome daquele método que você criou dentro de uma classe duas semanas atrás e não sabe nem onde fica o arquivo. Sem contar a ótima funcionalidade do CTRL+clique no nome da variável ou função e ele te leva na linha exata onde tudo foi definido.

Outra boa vantagem dele é o debug em tempo real que te diz até se você criou uma variável e não usou… quer melhor?

Não adianta eu ficar aqui falando, não sou um formador de opiniões, recomendo que vocês façam o download e testem.. é “de grátis” e não mata ninguém:

[http://www.netbeans.org/](http://netbeans.org/)

Quem tiver uma sugestão de outro GUI bom é só falar. ;)

Astalavista!

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo