leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Nesse post vou falar um pouco sobre proposições lógicas, operadores lógicos e estruturas condicionais… Tudo isso vai ajudar e entender como funcionam as condições do PHP.

Proposições Lógicas

Uma proposição lógica é uma sentença que tem como resultado apenas dois valores: verdadeiro ou falso. Pra lógica não existem repostas como “mais ou menos”, “um pouco”, “depende”, “quase”… Em outras palavras: É ou não é. Verdadeiro ou falso. 0 ou 1. Sim ou não. Se existirem repostas fora de “verdadeiro” e “falso” não é uma proposição lógica.

Por exemplo a frase “O Sol é quente” só pode ser verdadeira ou falsa. O mesmo ocorre para “Está chovendo”. Ambas são proposições lógicas simples.

Existem proposições lógicas mais complexas, por exemplo, “O Sol é quente e está chovendo”, essa afirmação só vai ser verdadeira se ambos os fatos forem verdadeiros. Ou o exemplo “O Sol é quente ou está chovendo” que só vai ser verdadeira quando - no mínimo - um dos fatos for verdadeiro.

Operadores Lógicos

Existem palavras “especiais” que servem como um operador lógico e unem mais de uma proposição lógica na mesma afirmação, por exemplo, “O Sol é quente e a está chovendo”, nessa proposição lógica o operador lógico é o “e” que obriga as duas afirmações serem verdadeiras para a frase toda ser considera verdadeira também.

Outro operador lógico importante é o “ou” que implica na necessidade de apenas um dos fatos serem verdadeiros para toda a afirmação ser validada.

Existem dois exemplos práticos para um bom entendimento do “e” e do “ou”:

  • O pai rígido falaria pro filho: "Você só vai jogar futebol se fizer o dever de casa e ajudar a sua mãe e tomar banho"
  • O pai legal falaria pro filho: "Você só vai jogar futebol se fizer o dever de casa ou ajudar a sua mãe ou tomar banho"

Condições no PHP

No PHP existe a possibilidade de você executar um grupo X de comandos baseando-se em uma condição…

Usando um exemplo da vida real, parte do algoritmo da troca de lâmpada: “Se a lâmpada está quente, espere 10 minutos“… A condição é “lâmpada está quente” (proposição lógica simples) e implicará (ou não, dependendo do seu resultado) na execução da ação “espere 10 minutos”.

Para o PHP o resultado de uma proposição lógica é true ou false (verdadeiro ou falso).

Vejamos um exemplo de condição lógica no PHP:

Ou seja: O primeiro echo só será executado se (if) a afirmação (2 > 3) seja verdadeira. Tudo que está entre as chaves { … } representa o grupo de ações que serão executados dependendo do resultado da afirmação. O else (que significa “se não”) precede o grupo de comandos que serão executados caso a afirmação seja falsa.

Podemos fazer uma condição um pouco mais útil, usando variáveis:

Com isso, dependendo do valor da variável $nota a afirmação é verdadeira ou não.

Os operadores de comparação que podemos usar nessas afirmações são:

== (igual), != (diferente), > (maior), >= (maior ou igual), < (menor), <= (menor ou igual), === (idêntico), !== (não idêntico). Vejamos alguns outros exemplos:

Nas condições do PHP também podemos usar os operadores lógicos "e" e "ou" da mesma forma que eles foram explicados anteriormente, só que as palavras mudam para "AND" e "OR" respectivamente, vejamos alguns exemplos:
Repare que, ao usar o AND, cada afirmação ficou entre parêntesis e a afirmação completa também está entre parêntesis: ( (...) AND (...) ). O mesmo vale para o OR:
Por causa do OR essa condição só será inválida se nenhuma das afirmações dentro do if forem verdadeiras. Se a $nota for menor que zero ou maior que 10 a mensagem de erro será enviada. Você também pode unir um if { ... } a um else { ... } de outro if { ... } (hein?!), veja o exemplo:
Viram como é fácil? Coloquei comentários explicando o valor de $nota dentro de cada caso. Espero que tenham entendido esse artigo que faz parte do grupo "os mais importantes" do blog. :-D Até~

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo