leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Fala pessoal,

Outra coisa muito comum é você precisar fazer uma busca no MySQL usando uma palavra-chave e/ou caractere coringa… Por exemplo… Buscar, nas notícias cadastradas no seu banco de dados, uma notícia que tenha ‘Brasil’ no texto.

Pra fazer isso é muito simples, é só usar o caractere coringa do MySQL que é o í de porcentagem (%). Só que o comando de comparação também muda:

Com isso você poderá localizar qualquer registro, da tabela de notícias, que tenha a palavra Brasil no meio, começo ou fim do valor armazenado na coluna texto.

Serão encontrados registros que tenham, por exemplo: “política do Brasil é criticada”, “vamos ao Brasil, Brasil é um pais de belezas naturais”.

Repare que, ao contrário de uma comparação normal, não usamos o igual (=) e sim o LIKE.

Você também pode usar o caractere coringa para encontrar registros que tenham um ‘começo’ em comum, por exemplo: Você quer encontrar todos os usuários que tenham o nome começando por B, então você faria assim:

Repare que só usamos o coringa (%) a direita do B, o que significa que o registro tem que começar com B e o que vier depois pode ser qualquer coisa. Serão encontrados bruno, breno, bernard, bianca e etc.

Com esse recurso você pode fazer o sistema de buscas* do seu site, ou até um recurso de busca de usuários em função do 1º nome, por exemplo.

Espero que tenham gostado!

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo