leitura de
Encontrou um problema no conteúdo? Por favor, deixe seu comentário!

Hoje resolvi falar sobre um assunto bem legal: URLs amigáveis!

Sabe aqueles sites que usam urls como:

http://www.meusite.com.br/contato/
http://www.meusite.com.br/produtos/camisetas/
http://www.meusite.com.br/noticias/minha-noticia/2/

Esse recurso é chamado de URL amigável… Amigável com os sistemas de busca e com o visitante que não precisa olhar para a URL de um link ou do navegador e ver coisas estranhas e complicadas de entender como essas:

http://www.meusite.com.br/contato.php
http://www.meusite.com.br/produtos.php?categoria=5
http://www.meusite.com.br/noticia.php?id=2

As URLs amigáveis são muito mais fáceis de usar e entender… Antes de clicar no link você já sabe do que se trata só de olhar pro endereço e os sistemas de busca aumenta a pontuação dessas páginas pois o endereço é relevante (por conter palavras que fazem parte do título e/ou conteúdo da página).

Para começar a usar esse recurso você precisa antes entender o que acontece quando você tenta acessar um endereço com o seu navegador:

Caminho de uma requisição

Quando você digita uma URL como http://www.meusite.com.br/contato.php no seu navegador o mesmo se comunica (envia uma requisição) com o servidor do site pedindo o “resultado” (HTML final) do endereço /contato.php e o servidor, utilizando regras internas, identifica esse endereço como pertencente ao arquivo contato.php e após executar o PHP ele retorna o código HTML final para o seu navegador.

Claro que muitas outras coisas acontecem nesse caminho todo, mas essas são as etapas que você precisa entender para conseguir construir o seu sisteminha de URLs amigáveis.

Os códigos que você aprender aqui vão agir exatamente nas “regras internas” do servidor, mudando o caminho do arquivo que ele irá procurar para ser executado e gerado o HTML.

A grosso modo, usando o exemplo do contato, quando você acessar o endereço http://www.meusite.com.br/contato/ o servidor (usando os códigos que você definir) será instruído a usar o arquivo contato.php para responder por essa requisição, sem pra isso precisar redirecionar o visitante ou apresentar uma página de erro 404 (que é o que normalmente aconteceria).

Começando o trabalho

Você precisa, antes de tudo, anotar em um papel os endereços atuais do seu site e como você quer que eles fiquem… De alguma forma você precisa seguir um padrão e manter as mesmas informações que você tinha antes… Vamos ver alguns exemplos:

http://meusite.com/contato.php (A URL atual)
http://meusite.com/contato/ (A nova URL)
http://meusite.com/produtos.php?id=2 (A URL atual)
http://meusite.com/produtos/camiseta-rosa/2/ (A nova URL)
http://meusite.com/livros.php?categoria=suspense&pagina=3 (A URL atual)
http://meusite.com/livros/suspense/pagina-3/ (A nova URL)

Perceba que em todos os novos formatos temos as mesmas informações que possuíamos no formato anterior, e em alguns casos adicionamos novas informações que, para o servidor, poderão ou não fazer diferença…

Todos esses formatos são definidos por você, mas você vai perceber que é preciso seguir um padrão para que uma regra não acabe atrapalhando a outra.

Vale ressaltar que o que faremos aqui não é restrito a PHP, isso funcionará com qualquer outra linguagem desde que estejamos rodando o servidor com Apache. Claro que há outras formas de fazer URLs Amigáveis em servidores como IIS e etc. mas não vou falar sobre isso aqui.

Criando a sua primeira URL Amigável

Infelizmente, o mundo não é um mar de rosas e você vai precisar aprender um pouquinho de um artigo aqui no blog.

Recomendo que, antes de mais nada, se você entende um mínimo de inglês e quer realmente conseguir usar URLs Amigáveis da melhor forma no seu site, leia a documentação do mod_rewrite no site da Apache, e acredite: essa documentação é realmente importante e significativa.

Vamos começar com o exemplo da página de contato que atualmente você acessa pelo endereço http://www.meusite.com.br/contato.php.

Vá até a raiz do seu site e edite (ou crie) um arquivo chamado .htaccess (leia mais aqui), e dentro dele coloque as seguintes linhas que explicarei mais a diante:

Agora vamos as explicações…

O que é um arquivo .htaccess?

Os arquivos .htaccess são arquivos de acesso e configuração do Apache, são arquivos lidos pelo Apache toda vez que você tenta acessar um arquivo que esta dentro de uma pasta (ou sub pastas) onde exista um arquivo .htaccess. Nesse arquivo podemos criar regras de bloqueio de acesso, redirecionamentos e reescritas de URL.

Linhas 1 e 5: IfModule

O IfModule é como um bloco de condição que verifica se um certo módulo existe e está habilitado, nesse caso estamos verificando se o módulo mod_rewrite.c está presente… Se estiver, tudo que estiver dentro desse bloco será lido… Caso contrário tudo continuará como antes e o redirecionamento não irá funcionar.

Linha 2: RewriteEngine On

Esta linha habilita o sistema de reescrita de URL, é com ele que iremos fazer a nossa URL amigável funcionar.

Linha 4: A URL amigável

É na quarta linha que a mágica acontece… Vamos ver essa linha como se estivesse divida em quatro partes:

RewriteRule ^contato/?$ /contato.php [NC,L]

Na parte RewriteRule temos o comando que signifca “regra de reescrita”, o que diz para o Apache que nessa linha teremos uma regra para ser verificada e que pode reescrever a URL do acesso.

Na parte ^contato/?$ temos a expressão regular que será usada para validar a URL.

Não vou entrar em detalhes sobre ER aqui (apenas na próxima parte) mas o circunflexo ^ significa “inicio”, o cifrão $ significa “fim” e a parte /? significa uma barra opcional, ou seja: A reescrita acontecerá para as URLs meusite.com.br/contato e meusite.com.br/contato/.

Na parte /contato.php informamos para o servidor qual arquivo atenderá pela requisição. Preste atenção que é nessa parte que dizemos ao servidor qual o formato da nossa antiga URL.

Na parte [NC,L] temos as flags. Nesse caso usamos o NC de “no case” (ignora a diferença entre maiúsculas e minúsculas) e temos o L de “last” (faz com que, se essa regra for utilizada, nenhuma outra regra seja usada)… Se você quiser aprender mais sobre flags, recomendo a leitura da documentação do Apache.

Por hoje vamos ficar por aqui… Amanhã continuarei o tutorial falando sobre a reescrita de URLs mais complexas, que contenham valores variáveis como os exemplos meusite.com/produtos/camisetas/ e meusite.com/noticias/minha-noticia/2/.

Um grande abraço, uma boa noite e até amanhã!

Continue lendo: Aprendendo URLs amigáveis com regras complexas

Deixe um comentário com a sua opinião! Não custa nada e ainda me ajuda a escrever tutoriais melhores para todos vocês! :)

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem


Publicado

Thiago Belem / Blog

Thiago Belem / Blog

Artigos e tutoriais sobre desenvolvimento WEB

Continue lendo